Categoria: Dica Profissional, Dicas, Fotografia e Filmagem .
25
quinta-feira set 2014

Como escolher o fotógrafo para seu casamento

Oi gente!

A contratação do fotógrafo é uma das etapas mais especiais na organização do casamento, já que ele será o responsável por eternizar cada momento do grande dia. Atualmente temos uma grande oferta de profissionais nesse segmento, para todos os gostos e bolsos, o que acaba gerando muitas dúvidas nos casais. Uma pesquisa da revista norte-americana New York Weddings revelou que o maior arrependimento entre as noivas entrevistadas foi não ter investido mais em fotografia: 21% perceberam que poderiam ter olhado com mais carinho para este quesito. 

estudiodos_1

 

Para te ajudar a fazer bonito na hora de escolher seu profissional de fotografia, o pessoal do Estúdio Dos, nos dá algumas dicas:

– Defina a linguagem de fotos que vocês preferem. Hoje em dia temos três vertentes principais na fotografia de casamento: A clássica, com fotos mais posadas e protocolares. O fotojornalismo, que se preocupa mais em captar os momentos, com o fotógrafo agindo como espectador. E a documental, que vem como uma abordagem mais artística do fotojornalismo, onde o fotógrafo se insere no casamento e busca registrar tudo com olhos de um participante, de quem conta uma história. Claro que podem haver variações e nuances entre estes estilos, mas essas são as diretrizes básicas.

– Saiba com que tipo de empresa você está lidando:
Estúdios maiores oferecem um custo mais baixo, pois atendem mais eventos num final de semana. Isso também implica em você provavelmente não saber qual profissional irá registrar seu casamento e numa cobertura menos criativa. Existem muitas empresas de qualidade que trabalham dessa forma, pesquise! Para quem busca economia pode ser uma solução.
Já estúdios pequenos e fotógrafos autônomos são a opção de quem faz questão de um serviço mais personalizado, onde você saberá exatamente qual o olhar do profissional, sua forma de trabalhar, etc. Normalmente atendem apenas um evento por final de semana, sendo que alguns limitam até o número de casamentos no ano. Nesse caso, os custos podem ser mais elevados.

– Depois de saber qual estilo tem mais a ver com vocês, é hora de conhecer pessoalmente os profissionais. Uma dica de ouro é: lembre-se que você vai contratar um olhar e não um pedaço de papel ou um CD de fotos. Apesar da qualidade do material entregue ser muito importante, saiba que a história de vida, a personalidade e o conhecimento técnico do fotógrafo é que fazem a fotografia. Contratem alguém por quem vocês sintam empatia! Essa pessoa passará muiitas horas com vocês, desde este primeiro atendimento, passando pelo pre wedding, o casamento, os contatos para confecção do álbum… Enfim, procurem alguém que os faça sentir a vontade.

– Avaliem as indicações de amigos e de outros fornecedores, mas deem a palavra final! Nem sempre as fotos que sua madrinha ama tem a sua cara, nem o fotógrafo preferido do cerimonial será perfeito para o seu casamento. A identifica ação noivos-fotógrafo fará toda diferença no resultado final.

– Analisem o portfólio com carinho. Peça para ver mais de um casamento, “perca” um tempinho navegando pelo site e veja o maior número de fotos possível. Tenha em conta se o fotógrafo é capaz de se adaptar a diferentes situações e fazer lindas fotos a noite, na igreja, ao ar livre…

– Assine um contrato: verifique se o profissional especifica a prazos, condições, que material será entregue, etc. É uma parte importante demais no seu casamento para uma contratação informal.

– Não dá para fazer milagres. É impossível se manter num mercado tão competitivo, invesitr em equipamentos, aperfeiçoamento e entregar um material de qualidade cobrando preços muito baratos. Então desconfie caso se depare com valores muito abaixo da média ou descontos exagerados. Pesquise bastante e busque saber exatamente o que você está contratando para evitar surpresas desagradáveis. AH! Essa última dica vale para todos os fornecedores 🙂

estudiodos_2

Dicas importantes, né!? A fotografia é um dos itens que mais vale a pena investir… Afinal, será a única lembrança que teremos para guardar para sempre.

Para conhecer mais sobre o trabalho do Estúdio Dos e entrar em contato com eles, é só clicar aqui no nosso Guia de Fornecedores.

Fonte da pesquisa: revista New York Weddings

 

Jéssica
au Revoir! Jéssica

Fotógrafa, formada em Design Gráfico, muito bem casada e curitibana que ama o frio. Apaixonada por casamentos, inspirações, fotografia, moda, DIY’s, pela vida e por Jesus! Compartilho com vocês aquilo que traz um sorriso no meu rosto, afinal, falamos de coisas lindas da vida aqui no blog!